sexta-feira, 10 de junho de 2011


A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se estendeu de 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto.

Na ocasião rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando bombardear a cidade. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros infiéis ao movimento e cinco oficiais que se recusaram a sair de bordo, entre eles o comandante do Encouraçado Minas Gerais, João Batista das Neves. Duas semanas depois de os rebeldes terem se rendido e terem desarmado os navios, obtendo do governo um decreto de Anistia, eclodiu o que a Marinha denomina de "segunda revolta". Em combate, num arremedo de motim num dos navios que não aderiram à Revolta pelo fim da Chibata, morreram mais um oficial e um marinheiro. Esta "segunda revolta" desencadeou uma série de mortes de marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da expulsão de dois mil marinheiros, atos amparados pelo estado de sítio que a "segunda revolta" fez o Congresso Brasileiro aprovar. (FONTE: Wikipédia)

Causas da revolta

O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta. O motim se agravou e os revoltosos chegaram a matar o comandante do navio e mais três oficiais. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso.

(FONTE: Sua pesquisa)

18 comentários:

  1. Esqueceu de tirar os URLS das paginas que vocês copiaram e colaram.VACILÕES...

    ResponderExcluir
  2. Muito bem o testo ficou bom ,pois quero saber onde começou o grupo dos Cansaço .faltou o nome do grupo como vou saber quem são vocês.

    ResponderExcluir
  3. estão esquecendo de colocar nome no final do texto

    ResponderExcluir
  4. falto o nome e mais imagens,não ficou bom não

    ResponderExcluir
  5. Gustavo E Gabriel Henrique12 de agosto de 2011 às 04:26

    E o marinheiro morreu depois que tomou 250 chibatadas?

    ResponderExcluir
  6. Bethania Alves Santos12 de agosto de 2011 às 04:40

    Qual marinheiro liderou a 'revolta da chibata'?

    ResponderExcluir
  7. Bethania Alves Santos12 de agosto de 2011 às 04:45

    OBS: A revolta teve início na madrugada de 23 de Novembro de 1910, em resposta ao castigo de 250 chibatadas sofrido pelo marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes.

    ResponderExcluir
  8. Luana,Flávia,Gabriel.A e Natália.12 de agosto de 2011 às 04:47

    Bethania - O lider da revolta foi o marinheiro João Cândido – o célebre Almirante Negro – foi o responsável por escrever a missiva com as solicitações exigidas para o fim da revolta.

    ResponderExcluir
  9. Bethania Alves Santos12 de agosto de 2011 às 04:48

    Três dias depois, porém, veio a traição. O então ministro da Marinha determinou a expulsão dos líderes do movimento. Os marinheiros tentaram reagir, mas o governo lançou violenta repressão que culminou com dezenas de mortes, centenas de deportações e a prisão de João Cândido. "O Almirante Negro" foi colocado numa masmorra da Ilha das Cobras de onde foi o único a sair vivo, de 18 marinheiros.

    Solto anos depois, João Cândido passou a viver como vendedor de peixes na Praça Quinze, Rio de Janeiro. "Morreu em 1969, sem patente e na miséria. Agora é hora de a nação honrá-lo, inscrevendo seu nome no livro dos heróis da pátria", defendeu Damasceno.

    Acho que faltou isso no texto.

    ResponderExcluir
  10. Luana,Flávia,Gabriel.A e Natália.12 de agosto de 2011 às 04:51

    Gustavo - Não sabemos informar isso,desculpa!

    ResponderExcluir
  11. Luana,Flávia,Gabriel.A e Natália.12 de agosto de 2011 às 04:52

    Gustavo - Nós procuramos nos informar e chegamos a conclusão de que ele morreu (:

    ResponderExcluir
  12. Bethania Alves Santos12 de agosto de 2011 às 04:58

    Um dos motivos da ´revolta da chibata`, coordenada por João Cândido (O Almirante Negro), foi a pulnição dada ao marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes, tem outros motivos?

    ResponderExcluir
  13. Bethania Alves Santos26 de agosto de 2011 às 06:42

    Luana,Flávia,Gabriel.A e Natália.

    O Marinheiro morreu em 1969, sem patente e na miséria, mais ele morreu 59 anos depois. Essa é a resposta do Gustavo.

    ResponderExcluir
  14. Bethania Alves Santos26 de agosto de 2011 às 06:43

    59 anos depois da 'revolta da chibata'.

    ResponderExcluir