sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEMANA DA ARTE MODERNA 1922

Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.

Participações e como foi

Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.

No Brasil, o descontentamento com o estilo anterior foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior ênfase na poesia. Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e Manuel Bandeira. Na pintura, destacou-se Anita Malfatti, que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917. Suas obras, influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo, escandalizaram a sociedade da época. Monteiro Lobato não poupou críticas à pintora, contudo, este episódio serviu como incentivo para a realização da Semana de Arte Moderna.

A Semana, na verdade, foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, Manuel Bandeira, ao recitar seu poema Os sapos, foi desaprovado pela platéia através de muitas vaias e gritos.

Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico.

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/

BY: TAINNÁ DIAS , LUCIANA ROBERTA , LARISSE MEDEIROS , FERNANDA FREITAS , BETHANIA ALVES.

14 comentários:

  1. Suas imagens foram bem apropriadas para o seu tema!!!

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  2. Ana Luiza,Alice Elen8 de julho de 2011 às 04:52

    Eu gostei do texto porque conta como é agora as pinturas de hoje,que há uma grande diferença da época passada,que antes eles pintavam flores e fotos de paisagem e agora eles pintam fotos que eles sentem.Agora não tem mais discriminação que tinha na passado.

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  3. o trabalho que vocês fizeram ficou bom..
    gostei muito das gravuras!
    PARABÉNS...!!!

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  4. Obrigada gente é bom saber que vocês compreenderam o texto e que gostaram das imagens.
    É sempre bom conhecer e aprender mais sobre a historia da arte brasileira.

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  5. João victor e Gustavo5 de agosto de 2011 às 04:27

    Esse tema é muito legal.
    gostamos muito!

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Gostei do trabalho,ficou muito bem explicado e com boas imagens.Vocês estão de parabéns.E colocaram o nome no final.

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  8. Luana,Flávia,Gabriel.A e Natália.5 de agosto de 2011 às 04:42

    Gostamos da explicação do texto,das imagens e tal. Mas você Fernanda,não pode dar a mão que já quer o pé,fala sério!!

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  9. as imagens ficaram de parabens.

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  10. Obrigada as imagens foram o fundamento do trabalho . :D

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  11. Por que que o monteiro lobato não gostou da obras da Anita malfatti?

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  12. "Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura… Se Anita retrata uma senhora com cabelos geometricamente verdes e amarelos, ela se deixou influenciar pela extravagância de Picasso e companhia - a tal chamada arte moderna..". Monteiro Lobato.
    essa foi a fala de Monteiro Lobato explicando o porque dele não ter gostado das obras de Anita
    e ainda tem mais após essa critica de Lobato as telas de Anita vendidas foram devolvidas, algumas quase foram destruídas a bengaladas; o artigo gerou uma verdadeira catilinária em artigos de jornais, contra Anita.

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  13. Durante a semana de arte moderna houve presença internacional ?

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