terça-feira, 7 de setembro de 2010

História do Café no Brasil



O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta. Já naquela época o café possuía grande valor comercial. 

Palheta aproximou-se da esposa do Governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, Conseguindo conquistar sua confiança. Assim ele consegue sair da região com café escondido em sua bagagem. 

Devido às nossas condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente, com produção voltada para o mercado doméstico. Em sua trajetória pelo Brasil, o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Num espaço de tempo relativamente curto, o cafe passou de uma posição doméstica para a de produto-base da economia brasileira. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, com recursos nacionais.

Em condições favoráveis a produção cafeeira se estabeleceu no Vale do Rio Paraíba. No final do século XVIII, com a desorganização da produção do Haiti - devido a longa guerra de independênca que o país manteve com a França, o Brasil aumentou significativamente a sua produção e, embora ainda pequena, passou  a ser vendida com regularidade. Os embarques foram realizados pela primeira vez em 1779, com a insignificante quantia de 79 arrobas. Somente em 1806 as exportações atingiram um volume mais significativo, de 80 mil arrobas. 


Por quase um século, o café foi a grande riqueza brasileira, as divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil e possibilitram  que nosso pais continuasse inserido nas relações internacionais de comércio. A cultura do café ocupou vales e montanhas, possibilitando o surgimento de cidades e dinamização de importantes centros urbanos por todo o interior do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. Ferrovias foram construídas para permitir o escoamento da produção, substituindo o transporte animal e impulsionando o comércio inter-regional de outras importantes mercadorias. O café trouxe grandes contingentes de imigrantes, consolidou a expansão da classe média, a diversificação de investimentos e até mesmo intensificou movimentos culturais. A partir de então o café e o povo brasileira passam a ser indissociáveis.


O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto. 

Fonte



Caros alunos. A pequena história acima, contada pela Associação Brasileira da Indústria do Cafe (ABIC) nos dá um panorama sobre como o Brasil virou um grande produtor, consumidor e exportador mundial do café. Escolhi esse texto por achar que ele está incompleto. Faltam outras informações que poderão enriquecer nosso conhecimento sobre um período muito importante da nossa História. Espero que você leia o texto e faça comentários no sentido de completá-lo ou até mesmo de corrigí-lo caso você discorde do que está escrito.

Um comentário:

  1. *-* Nossa pensando aqui o café fazia agente ficar ricos
    nossa e pensar que nem gosto de café ! hehehe

    Este texto e muito informativo !


    Beijoos

    By: Lucyanna & Scheila

    ResponderExcluir